Atividade da Palamenta | 24 de Março
Foi para dar as boas vindas à Primavera que o Núcleo da FNA de Mangualde se reuniu a 24 de Março. O local escolhido foi o Santuário do Senhor dos Caminhos, na freguesia das Rãs.
Reza a lenda que a origem da devoção ao Senhor dos Caminhos está ligada ao culto da Senhora da Lapa. Com efeito, desde o Sec. XVI que o culto à Senhora da Lapa se foi intensificando, acorrendo ao mesmo peregrinos provenientes dos mais diversos locais do país.
Muitos deles chegavam ao Santuário da Nossa Senhora da Lapa percorrendo os caminhos que ladeavam as margens do rio Vouga, passando por este local onde aproveitavam para descansar e recuperar as forças necessárias para chegarem ao seu destino. Com os peregrinos, circulavam muitas vezes almocreves que se dirigiam às diversas aldeias abastecendo-as com bens objecto do seu comércio.
Terá sido com o contributo destes, depositado num pequeno nicho, que se deu início à construção de uma pequena capela em honra do Senhor dos Caminhos, para que Deus os guiasse sempre por bons caminhos para atingirem o seu destino e os livrasse dos perigos que os espreitavam durante o seu percurso, nomeadamente de assaltantes ou encontros menos amistosos.
Foi precisamente num ambiente fraterno neste dia solarengo, que fizemos uma pequena caminhada ao lado do rio Vouga, visitando a bonita praia fluvial do Trabulo.
O almoço foi cozinhado no parque de merendas: o tradicional porco no espeto (ou o seu pernil) com um belo arroz de feijão! Não faltaram as sobremesas de forma a adocicar a nossa tarde.